Texto L. Kossovitch
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POLITIPIA |
Sérgio de Moraes Linoleogravura - Politipia - Gravura em linóleo Linocut - Linoprint - Linoleum engrave |
Ressaltando o acaso no processo, a politipia surgiu da observação casual dos efeitos secundários na impressão de linoleogravuras, cuja execução pressupõe a proteção do feltro da prensa com papel vedante, que se torna, como notou Sérgio, um segundo suporte, indireto, a receber os restos da tinta que atravessam a entretela na qual se imprime o linóleo. Recolhendo o que prolifera como acaso, o suporte da politipia retém os acidentes da impressão, como os gerados das desigualdades da pressão na prensa, da saturação e viscosidade diferenciadas das tintas, enfim, dos efeitos que expõem amplo espectro de resultados, o que requer seleção, por parte de Sérgio, dos exemplares aproveitáveis, que não podem ser preestabelecidos. Derivada, a politipia desgarra-se de sua primitiva, a linoleogravura, contrapondo-se a ela como a mancha à forma, a divagação à ponderação ou o fluxo ao recorte. Entretanto, essa contraposição, patente no início do trabalho de Sérgio, torna-se menos relevante quando se considera o atual processo na gravação e impressão: a linoleogravura adquire, hoje, algumas propriedades da politipia, como o colorismo na interação de matiz, contraste, mancha, matéria. Mais que libertadora da linoleogravura de recortes, a politipia abre leque extenso de ação gráfica, que vai do corte rígido da técnica convencional à invenção gestual fora da prensa. Leon Kossovitch
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