Texto L. Kossovitch
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LINOLEOGRAVURA

Sérgio de Moraes
Linoleogravura - Politipia - Gravura em linóleo
Linocut - Linoprint - Linoleum engrave


Embora pouco trabalhada atualmente em artes gráficas, a linoleogravura resiste, mais ainda, cresce, em  SÉRGIO  DE MORAES, que a vem pesquisando há quase vinte anos. Demonstrando as suas muitas possibilidades, realçadas nesta exposição, Sérgio renova-a decisivamente, pois a faz transpor o  campo  das  técnicas  rígidas  e restritas, para o das flexíveis e complexas. Historicamente, a linoleogravura segue duas direções principais, a do emprego combinado de matrizes e a da ação múltipla exercida sobre uma só matriz, que vai sendo regravada após cada impressão; esta técnica foi introduzida por Picasso na arte moderna e bastante elaborada por ele. Próximo da direção picasseana na aplicação de cores em uma única matriz, Sérgio entretanto não despreza a outra direção, na medida em que combina impressões e regravações de mais matrizes, o que lhe permite atingir resultados que as técnicas referidas não podem vislumbrar, como  a  variação  da  densidade  das  tintas  ou  a  atenuação  da rigidez dos recortes.
Por isso, a linoleogravura torna-se, em Sérgio, técnica pictórica, pois colorista nos efeitos tirados de muitas impressões e gravações que jogam com a cor, assim como na atividade múltipla do suporte, entretela, que a um tempo retendo e tamisando as tintas diferencialmente, estende ainda mais a gama das cores e a densidade da matéria. Tendendo as linoleogravuras anteriores de Sérgio ao recorte que aprisiona a forma e a cor, a politipia, invenção sua que provém da pesquisa linoleográfica, produz, retroativamente, reconcepção do sentido da gravura. O colorismo resultante da sobreposição tamisada das impressões ainda decorre da liberdade a ela essencial na adoção, pela gravura, do aleatório operante na politipia. Pois, rompendo com a ordem seqüencial da impressão do linóleo, a própria noção de projeto gráfico se torna flexível, de sorte que o recorte, como preconcepção e resultado, dá passagem à gravação colorista e, além, à inclusão, no campo gráfico, de gesto alheio à prensa.

Leon Kossovitch